Reflexão do dia:
“Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4:14)
O livro de Ester é maravilhoso em muitos sentidos, mas existe uma razão, em especial, pela qual ele pode ser considerado singular: em nenhum momento o nome de Deus aparece explicitamente nos escritos.
Quem teve a oportunidade de ler a narrativa da história da Rainha Ester mergulhou em uma trama repleta de reviravoltas, conspirações e uma boa dose de humor, onde, surpreendentemente, o nome de Deus não é sequer mencionado. Pensando por essa perspectiva, poderíamos ser levados a crer que os homens foram os principais responsáveis pelo desfecho vitorioso dos judeus, da própria Ester e de seu tio Mardoqueu, que sobreviveram ao decreto do rei e escaparam da morte por pouco.
No entanto, ao examinarmos mais de perto a narrativa, fica evidente a mão de Deus agindo em favor de Seu povo, através de pessoas que se dispuseram a cumprir Sua vontade.
Percebemos, por meio da história de Ester, que o Senhor muitas vezes opera de maneira silenciosa e imperceptível. Enquanto muitos aguardam grandes sinais sobrenaturais de Deus, o Soberano, em Sua infinita sabedoria, nos abençoa através de pessoas e situações tão simples e cotidianas que nem imaginávamos ser Ele agindo.
Não resta dúvida de que, quando necessário, Deus usa meios sobrenaturais para nos abençoar. Porém, na maioria das vezes, Ele prefere utilizar meios ordinários, usando pessoas e situações cotidianas para realizar Sua obra. Ester, Mardoqueu e os judeus de Susã foram os instrumentos nas mãos de Deus, e por meio deles, Deus providenciou socorro ao Seu povo.
Em nossas vidas, frequentemente somos inclinados a acreditar que Deus, um ser tão grande e poderoso, age de maneira sobrenatural, por meio de grandes sinais e milagres. E, se por alguma razão, Ele não age assim, pensamos que Ele nos abandonou.
Lembro-me de um momento na minha vida em que, como Ester, me senti desamparada e sem direção. No entanto, hoje, ao olhar para trás e reviver todos esses momentos que passei, percebo como Deus estava guiando cada passo silenciosamente.
Deus nunca cessa de agir. Ele guia nossos passos silenciosamente, estabelecendo nosso caminho e realizando em nós Sua boa, agradável e perfeita vontade. Afinal, Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos.
Hoje, eu te desafio a olhar para o ordinário da sua vida e perceber Deus agindo nas pessoas e situações ao seu redor. Esteja sensível e atento aos sinais! Ele está falando. Quem irá ouvir?
Perguntas para Reflexão
- Em que áreas da sua vida você tem dificuldade em ver a ação de Deus?
- Como você pode cultivar uma maior sensibilidade à presença de Deus em suas atividades diárias?
- Quais são alguns pequenos sinais de Deus que você pode identificar em sua vida recentemente?
Oração
Senhor, obrigado por Sua providência silenciosa e constante em minha vida. Ajude-me a confiar em Sua presença e a perceber Sua mão em cada detalhe do meu dia a dia. Que eu possa ser sensível ao Seu chamado e seguir fielmente o caminho que o Senhor estabeleceu para mim. Amém.
Esperamos sempre pela sarça que se queima e não se consome, pelo templo tomado pela fumaça de glória, pelo sinal miraculoso ou ainda pelo anjo que vem do céu com a mensagem Divina. É por essa mentalidade cristã holywoodiana da revelação de Deus que perdemos a oportunidade de desfrutarmos de grandes e marcantes encontros com o Criador através do ordinário.
- Weslei Pinha da Silva
- Texto publicado em Ultimato online.
- Site: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/deus-no-ordinario)




